En Latam y el mundo hablan de Navent

Prensa

ss

Quanto custa alugar um imóvel de 65 m² em cada bairro de SP

Exame.com, 05-2016 Argentina.

Pesquisa mostra o preço médio do aluguel um imóvel de 65 m² em diferentes bairros de SP e revela que o momento é bom para conseguir descontos.

São Paulo – Se você está pensando em sair da casa dos pais para morar sozinho ou se já morava de aluguel, mas precisa se mudar, os preços estão a seu favor. É o que revela uma pesquisa do portal Imovelweb, divulgada com exclusividade para EXAME.com, que mostra os preços médios dos aluguéis em diferentes bairros da cidade de São Paulo e suas variações nos últimos meses.

De acordo com o estudo, o valor médio dos aluguéis na cidade caiu 1,1% no acumulado de 2016 até abril, enquanto o IPCA subiu 3,1% no mesmo período. Isso significa que os preços de aluguéis apresentaram queda real [variação inferior à inflação] de 4,07% em 2016.

Com a crise econômica, proprietários passaram a ter mais dificuldade para vender seus imóveis e optaram por disponibilizá-los para locação, conforme explica Mateo Cuadras, CEO do Imovelweb. “Assim, as opções de aluguel aumentaram muito e a oferta subiu mais que a demanda, provocando queda nos preços médios de locação”, diz.

Cuadras afirma que a redução do apetite do comprador foi provocada por três fatores principais: a maior restrição nos financiamentos, sobretudo na Caixa, com o aumento dos juros e dos percentuais de entrada exigidos; a insegurança em relação ao futuro da economia, que eleva o temor de perda de emprego e posterga a decisão da compra da casa própria; e a crença de que os preços podem cair e que, portanto, vale a pena aguardar descontos maiores.

De agosto de 2015 a abril deste ano, o volume de imóveis anunciados para aluguel no Imovelweb em todo o país cresceu 37%, passando de 210 mil para 289 mil unidades. Já em São Paulo, os anúncios de locação passaram de 108 mil para135 mil, um crescimento de 24,94%.“Proprietários que antes cadastravam imóveis apenas para venda, agora também disponibilizam para aluguel”, diz Cuadras.

Diante desse cenário, o presidente do Imovelweb afirma que inquilinos que estão com contratos perto de vencer podem conseguir valores de aluguéis mais vantajosos não só ao buscar outros imóveis, cujos preços estão ajustados à nova realidade do mercado, mas também ao negociar aluguéis menores com o proprietário da unidade na qual estão morando.

“Os proprietários devem ficar mais abertos à negociação e podem aceitar ajustar o preço do aluguel a mercado porque pode ser melhor reduzir o preço do que correr o risco de ficar sem um inquilino e sem o aluguel por algum tempo”, afirma o CEO do Imovelweb.

Preços médios em São Paulo

Para avaliar os preços médios de locação de diferentes regiões da cidade de São Paulo, o Imovelweb levantou qual seria o cobrado por um aluguel de um apartamento de 65 metros quadrados e dois dormitórios. Os valores foram pesquisados na base do Imovelweb, que atualmente conta com 472 mil imóveis disponívels para locação na capital paulista.

Os resultados mostram que em abril o preço médio do aluguel em São Paulo ficou em 1.717 reais (valor de aluguel referente a um imóvel de 65 metros quadrados).

Na tabela a seguir são apresentados os preços médios por região. Como pode ser observado, as regiões Oeste e Centro-Sul, que incluem bairros como Itaim, Vila Olímpia e Moema, possuem os maiores valores e a região Nordeste, que abriga bairros como Casa Verde e Lauzane Paulista, tem o menor valor médio.

Rentabilidade A pesquisa do Imovelweb também mostra que em abril a rentabilidade média dos aluguéis em São Paulo ficou em 5,3% ao ano. Ou seja, o retorno médio obtido com um imóvel de 100 mil reais é de 5.300 reais por ano, em média, de acordo com o estudo.

Essa rentabilidade é bem inferior ao retorno médio dos investimentos de renda fixa do mercado, como títulos públicos e CDBs, que costumam oferecer rendimentos em linha com a taxa Selic, que está em 14,25% ao ano.

Conforme destaca Mateo Cuadras, CEO do Imovelweb, ao avaliar se o investimento em imóveis é vantajoso ou não, é preciso observar não só o retorno obtido com os aluguéis, mas a valorização no preço do imóvel.

Contudo, como os preços dos imóveis têm ficado praticamente estáveis – o preço médio dos imóveis em São Paulo subiu apenas 0,2% no acumulado de 2016 até abril, segundo a pesquisa do Imovelweb –, mesmo ao considerar o retorno obtido com os aluguéis junto à valorização nos preços, ainda assim a rentabilidade fica bem abaixo dos 14,25% ao ano.

“Como a rentabilidade está baixa, o investimento em imóveis deve ser feito apenas visando o médio e o longo prazo. Até porque, como os preços estão em baixa, pode ser um bom momento para comprar um imóvel agora, com um bom desconto, pensando na rentabilidade que pode ser obtida quando o mercado se recuperar no futuro”, diz Cuadras.

Contacto

NaventNaventNavent